FOCA BRASIL - Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas

divisor

OPINE!


Claudio


Boa noite, Sr, Jorge,
Muito bom este trabalho de conscientização política!!! Trabalhei e vivi muito tempo no Japão, e agora em minha volta ao Brasil vemos a diferença entre nações do chamado Primeiro Mundo e dos Países em Desenvolvimento não se mede apenas pelo PIB. Mas, principalmente pelo nível educacional de seus cidadãos!!!
Em escolas japonesas desde cedo os alunos aprendem a respeitar e manter limpos os espaços públicos. Tem plena ciência de seus deveres como membro da sociedade. Como Roberto Kovalick em seus programas sempre enfatiza as ruas de Tóquio são limpas. E não se vê garis limpando-as. São limpas porque ninguém suja, e pela manha os moradores e lojistas diariamente as limpam também. São coisas que um dia sonho que aconteçam aqui também.
Lembro a muito tempo atrás, nos tempos de colégio minhas professoras pararam a aula e pediram voluntários para limpar o colégio. Como meus amigos e eu estavam com notas boas e meio adiantados na matéria fomos selecionados a fazer parte do grupo de limpeza da escola. Passamos a manha e parte da tarde lavando os corredores e organizando o laboratório. Foi uma baita lição de vida...Me senti muito orgulhoso por te-lo feito. Quando contei a minha mãe o ocorrido. Ela logo foi a escola, não para reclamar, Mas, sim pedir que mais vezes isso fosse feito!!! Pois, a escola, as ruas, a cidade também como nossa casa nos pertence e cabe tão somente a nos preserva-los!!!
Sonho no dia em que a prefeitura premie os bairros mais limpos e bonitos!! Sonho o dia em que policiais comunitários sejam realmente isso na pratica. Sejam membros integrantes da comunidade. E que como no Japão, a comunidade se reúna periodicamente para ajudar a resolver os seus problemas (limpeza, restauração de espaços públicos, por exemplo) . E que saibamos cobrar de fato dos poderes públicos a parte que lhe cabem!!!
Agora, estou iniciando meu trabalho profissional por aqui. Então, no momento não posso me comprometer. Mas, espero poder colaborar financeiramente no futuro com vossa ONG.
Pois, acredito muito no poder da educação como locomotiva do desenvolvimento. E mais, do que a escola acredito que a verdadeira educação começa nos nossos lares!!!
Obrigado e espero realmente num futuro breve poder colaborar com este importante trabalho!!!
Abraços


01/03/10 - Jorge Furtado


Será que só nossa cultura tem valor. Quanta dificuldade muitas vezes temos para respeitar a cultura dos outros.


Se a farra do boi for um tipo de cultura, assim como a matança de baleia no Japão, essas precisam ser repensadas e modificadas. Não dá para ser tolerante com a violência e o extermínio em nome da cultura popular.


Todavia, fortalecer as culturas verdadeiramente éticas e populares há que ser uma obrigação

© 2013 FOCABRASIL - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos de uso