FOCA BRASIL - Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas

divisor

Celular deve matar mais que o cigarro, diz médico

Como matar mosquitos ecologicamente

Água Oxigenada

divisor

Celular deve matar mais que o cigarro, diz médico

http://www1. folha.uol. com.br/folha/ informatica/ ult124u387545. shtml - da Folha On-line


O uso do celular deve matar mais que o cigarro em alguns anos, segundo estudo de um médico australiano publicado na internet. Vini Khurana, um neurocirurgião que recebeu 14 prêmios em 16 anos, pede que a população use o aparelho o mínimo possível, principalmente quando se trata de crianças.


O médico analisou cerca de cem trabalhos científicos publicados sobre o tema para chegar às suas conclusões. Segundo ele, há ao menos oito estudos clínicos que indicam uma ligação entre o uso de celulares e certos tipos de tumor no cérebro.


"Já há previsões de que esse perigo tenha mais ramificações para a saúde pública do que o amianto ou o fumo. Isso gera preocupações para todos nós, especialmente com a geração mais nova", afirma Khurana, que é professor de neurocirurgia na Faculdade Nacional de Medicina da Austrália, no estudo.


A comparação entre as mortes causadas por cigarro e por celular se deve ao fato de, atualmente, cerca de 3 bilhões de pessoas usarem esses aparelhos, número três vezes maior que o de fumantes, afirmou ele ao jornal "The Independent".


Processo lento


Para Khurana, ainda não há mais dados sobre o assunto pelo fato de a intensificação no uso dos celulares ainda ser recente. Ele afirma que o período de "incubação" --tempo entre o início da utilização do aparelho e o diagnóstico do câncer em um indivíduo-- dura de dez a 20 anos.


"Entre os anos de 2008 e 2012, nós teremos atingido o tempo apropriado para começar a observar definitivamente o impacto dessa tecnologia global nos índices de câncer de cérebro", diz ele.


Para evitar o problema, Khurana sugere, entre outras medidas, que as pessoas evitem ao máximo o uso do celular, dando preferência ao telefone fixo. Ele pede também moderação no uso de Bluetooth e de headsets (fone de ouvido com microfone) sem fio. Outra dica, de acordo com o médico, é usar o viva-voz para falar, mantendo o celular a pelo menos 20 cm da cabeça.


Em janeiro deste ano, o governo francês pediu "prudência" no uso de celular pelas crianças, apesar de não ter dados científicos que comprovem os malefícios do aparelho para a saúde.


O ministério pediu que as "famílias sejam prudentes e saibam usar estes aparelhos", lembrando que é recomendado o uso moderado do celular, principalmente pelas crianças, "que são mais sensíveis porque seus organismos ainda estão em desenvolvimento".


Voltar ao topo

divisor

Plugues e Tomadas


A maioria dos plugues atuais, 80%, tem dois pinos redondos, o que é compatível com a tomada padrão, que tem três pinos redondos. Para o restante, é preciso trocar o cabo de força do aparelho ou a tomada. Os adaptadores devem ser usados apenas provisoriamente. Cuidado: usar vários adaptadores conectados pode causar aquecimento dos fios e até incêndio.


Voltar ao topo

divisor

Como matar mosquitos ecologicamente


Para ajudar na luta contínua contra os mosquitos da dengue, uma ideia é trazê-los para uma armadilha que pode matar muitos deles.


O que precisamos é basicamente:
- 200ml de água;
- 50g de açucar mascavo;
- 1g de levedura (encontra em lojas de produtos naturais);
- e uma garrafa plástica de 2 litros.


Siga os seguintes passos:
1) Corte a garrafa de plástico ao meio. Guarde a parte do gargalo.
2) Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar e depois despeje na metade de baixo da garrafa.

garrafas

3) Acrescente a levedura. Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
4) Coloque a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.

garrafas

5) Entolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto da sua casa.

garrafas

Em duas semanas você vai ver a quantidade de mosquitos mortos dentro da garrafa. Além da limpeza da sua casa, locais de reprodução dos mosquitos, podemos utilizar esse método muito útil em escolas, creches, hospitais e residências.
Não se esqueça da dengue!


Voltar ao topo

divisor

Água Oxigenada

Vale a pena ler!


Como tudo que aprendemos pela internet, vale a pena ler mais a respeito antes de aderir integralmente...


A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem.
Isso é pouco divulgado e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.


O que se pode fazer com água oxigenada:


1 - Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.


2 - Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.


3 - Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.


4 - Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.


5 - Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro (chulé).


6 - Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.


7 - Numa mistura meio a meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros micro-organismos nocivos.


8 - Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.


9 - Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.


10 - Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.


Voltar ao topo

© 2013 FOCABRASIL - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos de uso