FOCA BRASIL - Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas

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Conscientização Educacional


Educação e trabalho: um salto para o futuro.


Quando a formação educacional e a profissional andam juntas, a distância entre o saber e o saber fazer se encurta.


A formação educacional vinculada ao trabalho tem se mostrado extremamente positiva para o efeito de garantir vantagem competitiva aos jovens que procuram emprego, pois tem logrado prepará-los de forma condizente com as exigências atuais do mundo do trabalho.


Os processos de mundialização e de globalização vêm alcançando uma profundidade e extensão cada vez maiores, impulsionados pelas perspectivas advindas do avanço científico e tecnológico.


Neste sentido, torna-se relevante compreender a problemática da inserção profissional e social a partir dos desafios colocados por uma estrutura de sociedade desigual. É necessária uma definição de políticas públicas orientadoras das ações a serem implementadas, para que seja possível o desenvolvimento de uma educação básica de qualidade, articulada à formação de profissionais, que permita atender à grande demanda pelo processo formal de educação e pelos cursos preparatórios para o trabalho e, ainda, possibilite o acesso, a permanência e a conclusão destas etapas de formação técnica e humana.


Um dos problemas a serem enfrentados pelo governo brasileiro refere-se a estruturar um Ensino Médio de forma a garantir o acesso e a permanência daqueles que estão fora do processo, que se desenvolva dentro de um padrão de qualidade e permita a formação profissional articulada à educação científica e tecnológica necessária à profissão e ao exercício da cidadania.


Deve-se também considerar a necessidade de se pensar naqueles que têm necessidades de atendimentos especiais, de forma transitória ou permanente, devido às suas condições físicas, mentais ou comportamentais.


Corroborando com a ideia de um mundo onde exista espaço para todos, necessário se faz que a educação procure atuar de modo mais eficaz na preparação dos jovens e adultos, investindo na melhoria de suas ações pedagógicas desde a preparação básica até a sua inserção no mundo do trabalho.


Diante do novo contexto de relações sociais entre as nações e das novas formas de organização do trabalho, ressalta-se, como uma das temáticas de relevância social, a prática de uma educação inclusiva e de qualidade.


A inclusão social é um processo que exige muitas transformações da sociedade, não só em seus ambientes físicos, mas também na mentalidade de todas as pessoas, objetivando alcançar uma sociedade que aceite, valorize as diferenças individuais e aprenda a conviver com a adversidade e a diversidade da condição humana, por meio de atitudes de compreensão, cooperação e solidariedade.

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