FOCA BRASIL - Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas

Jorge Furtado, idealizador da FOCABRASIL

Quem é Jorge Furtado, o idealizador da FOCABRASIL?

Em 14 de maio de 1956, na cidade de Viana/MA, nascia o terceiro filho dos dez tidos por Seu João e Dona Jesuína. De origem humilde, mas criado em um lar harmonioso e feliz, desde muito cedo se viu compelido a auxiliar seu semelhante.

Inspirado pelos ensinamentos doutrinários da fé cristã e jovem admirador das lições deixadas pelo ilustre Rui Barbosa, sempre primou pela verdade e justiça como instrumentos de paz social e dignidade humana. Formado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará - FCAP, em 1980, viu na seara do desenvolvimento rural um caminho a ser trilhado pelas comunidades rurais. Como servidor de carreira do INCRA, teve a oportunidade de coordenar a elaboração de normativos e grupos técnicos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento dos projetos de assentamento da reforma agrária.

Casado, pai de 4 filhas, deseja construir uma sociedade mais justa, humana e fraterna.

divisor

A ideia da Fundação

Todo homem de bem tem em sua mente um ideal de construção de uma sociedade mais justa, mais equânime e mais humana.

Certa vez, meditando acerca da célebre frase de Rui Barbosa: "de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça, e ter vergonha de ser honesto!”, senti uma profunda urgência em mudar esse triste e real quadro. Como seria possível se os que triunfam com sua maldade manipulam, mentem e iludem os mais fracos?

Ocorreu-me que o único caminho seria o da conscientização, em todos os níveis. Dentro dos movimentos comunitários, o que mais se ouve é o termo conscientização, como se fosse uma palavra de fácil percepção e emprego. Na verdade, a conscientização é o processo de fazer com que a comunidade conheça seus direitos e deveres, praticando-os em sua plenitude.

A conscientização é mais do que saber o que se passa ao seu redor, é acima de tudo um processo histórico, é o homem se descobrindo. É a luta para se descobrir a si próprio, interrogando-se e buscando respostas aos seus desejos e observações.

Consiste no desenvolvimento crítico da tomada de consciência. Desta maneira, conscientizar significa adquirir sua própria liberdade, é libertar-se, porque é daí que o homem percebe tudo que o cerca, pois como se sabe, a consciência humana está bastante interligada com o mundo real, por isso a conscientização é a luta que os homens travam para livrarem-se dos obstáculos que impedem uma boa percepção do mundo cotidiano. A conscientização é um processo, e como tal, ele é lento, exigindo muita paciência e trabalho, frente às comunidades.

Nesse sentido a FOCA (Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas) BRASIL pretende trabalhar na conscientização daquelas comunidades menos favorecidas e que apresentem a necessidade de esclarecimentos, do poder libertador que só a educação confere ao indivíduo.

Acreditamos que, com a sua participação, podemos mudar a história de famílias, de comunidades, de bairros, de distritos, de cidades, de estados e... do nosso País.

Esse é o legado que nós da FOCABRASIL pretendemos deixar aos nossos filhos: uma sociedade mais humana, mais justa e fraterna. Você está convidado a ser nosso parceiro nessa tarefa.


Brasília/DF, 13 de outubro de 2009.
Jorge Furtado

divisor

VivianeViviane Sgarzi Coimbra, natural de Brasília/DF, advogada, funcionária pública federal.

Viviane, O que tem dizer sobre a FOCABRASIL?

“Aceitei o convite de Jorge Furtado para participar da FOCABRASIL, por enxergar a firmeza de propósitos e a retidão de caráter de seu idealizador. Acredito que o processo de conscientização das pessoas é o caminho para a construção de mundo melhor, de uma sociedade mais justa, solidária e com menos desigualdades sociais." LEIA MAIS DEPOIMENTOS

© 2013 FOCABRASIL - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos de uso