FOCA BRASIL - Fundação Organizacional de Comunidades Autônomas

A FOCABRASIL nasce com o propósito de oferecer à sociedade um projeto de conscientização em todos os níveis permitindo, assim, que cada Comunidade se organize e se torne autônoma.

Entendemos que o indivíduo conquistará sua cidadania através de um processo de conscientização sério e responsável, para o qual a educação é fator primordial.

Não se conquista cidadania com esmolas, quer seja ela vinda da bondade do particular, quer seja de origem pública, esta na grande maioria instituída de forma demagógica para gerar dependência: os benefícios sociais de uma política compensatória e assistencialista, que tornam os cidadãos reféns de sua própria desventura, incapazes de iniciativas que os façam buscarem novas fontes de conquistas.

As bolsas benefícios, quando se perpetuam e se ampliam, reforçam e alimentam a política demagógica. É assim que se formam os currais eleitorais e que se perpetuam no poder os políticos corruptos e nocivos. O Brasil está cheio desses lamentáveis exemplos, nosso parlamento está entre os piores no mundo nesse quesito.

Estamos certos de que comunidades organizadas e conscientes saberão escolher o melhor caminho para escolher corretamente seus representantes e conquistar qualidade de vida.

Num primeiro momento selecionamos 15 (quinze) temas para ser trabalhados. Acreditamos que os temas escolhidos estão entre os principais focos de interesse de cada cidadão.

Dentre os temas, o político requer uma atenção especial, em face do quadro caótico em que se encontram nossas casas legislativas. A corrupção e a defesa de interesses pessoais em detrimento do bem comum nos fazem debruçar com maior atenção sobre esse assunto, visto que é incontestável a importância que exerce o parlamento sobre o comportamento da sociedade.

Então, a proposta é de conscientização para que, dotados de senso crítico e discernimento, sejamos capazes de construir um mundo melhor.

divisor

Serviços Oferecidos pela Fundação

- Assessoria Organizativa

- Assessoria Técnica

- Assessoria Jurídica

- Assessoramento econômico-financeiro

- Assessoria da Informação

- Formalização de Parcerias

Operacionalização

- Mobilização das Comunidades (Pessoas interessadas)

- Mobilização de Palestrantes

- Formação de Multiplicadores

Resultados esperados

- Melhoria das relações interpessoais.

- Elevação da consciência do cidadão em todos os níveis.

- Exercício pleno da democracia.

- Troca de experiências.

- Conquista de qualidade de vida.

Etc.

Síntese dos Projetos

Conscientização Ambiental: política de conscientização para preservação do meio ambiente e medidas mitigadoras no trato das questões de agressão à natureza.


Conscientização da Cidadania: a participação das pessoas na sociedade como um todo. Direitos individuais e coletivos do cidadão. Questões de gênero, raça e etnia.


Conscientização Cultural: o respeito às diversas formas de manifestação cultural popular. Incentivo ao fortalecimento e respeito às diversidades culturais.


Conscientização Econômica: uso racional das riquezas. Poupança e economia doméstica.


Conscientização Educacional: os processos de educação e aprendizado como fontes de justiça e paz social. A conquista da cidadania através da educação.


Conscientização para a Educação no Trânsito: alternativas para o fim da violência no trânsito.


Conscientização da Família: o lar deve ser nosso porto seguro. Valorização e preservação da família e dos laços de amizade.


Conscientização do Papel da Imprensa: a imprensa e a influência da informação. O poder de manipulação e a relação com o poder.


Conscientização Política: combate à corrupção e escolha consciente dos políticos na perspectiva de que “voto não tem preço, tem consequências.”


Conscientização sobre Qualidade de Vida: é melhor prevenir do que remediar! Alternativas para desfrutar de saúde plena e qualidade de vida.


Conscientização de Segurança Pública: proteção ao cidadão e estabelecimento da ordem e da paz.


Conscientização de Valores Morais e Éticos: a base para o relacionamento social e construção do homem de bem.


Conscientização sobre Religiosidade: respeito à diversidade de crenças. Relacionamento com o Criador.


Conscientização sobre Trabalho Voluntário: fazer o bem faz bem.


Conscientização sobre os Relacionamentos Interpessoais: somos seres sociais, criados para o relacionamento.


© 2013 FOCABRASIL - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Termos de uso